Estudo impacto de vizinhança
O Edifício Comercial Black Tower, localizado na Rua Doutor Marinho Lobo, no centro de Joinville, possui uma área de aproximadamente 2.000.000m² foi analisado sobre a Lei Complementar nº 336 de 10 de junho de 2011 (Decreto nº 20668/2013). No estudo de impacto de vizinhança foi estudada uma área de 800metros a partir do limite do terreno e foi analisado que grande parte o seu entorno possui um número significativo de condomínios verticais e vias com acesso ao centro de Joinville.
A alteração na paisagem urbana será inevitável, pois o condomínio poderá ser visto de vários pontos da área analisada.
Visto as analises, foi percebido que grande parte dos impactos interfere negativamente as condicionantes naturais do terreno, sendo elas a qualidade do ar, ventilação e iluminação natural entre outros. Porem esses recursos já está escasso na região analisada e foi justificado no estudo que não irá ter um aumento na escassez desses recursos naturais.
A probabilidade de inundações e/ou alagamentos na região é muito grande e para isso foi proposto que o edifício seja elevado 1,20m acima do nível da calçada para evitar quaisquer problemas com esse impacto ambiental.
Quanto ao adensamento populacional não haverá grandes impactos, sendo que o que ocorrerá é um aumento de fluxo de pessoas, pois o empreendimento será apenas de uso comercial.
O nível de vida da população irá aumentar de uma maneira indireta, devido ao numero de pessoas que irá trabalhar no edifício e não residir no entorno imediato. Porem o numero de emprego na região irá aumentar de uma forma positiva.
A geração de tráfego será relativamente grande e isso irá prejudicar o transito do local, porém é considerado reversível em longo prazo. Para diminuir esse numero grande de trafego, estão prevendo um numero grande de vagas de estacionamento e assim não irá interferir tanto no numero de carros.
O Edifício não fará grandes modificações