MUDANÇAS
Infindáveis desafios acompanham as empresas e sua administração desde a revolução industrial, e todos, com raras exceções, impõem aos administradores uma rápida e precisa análise para que as soluções sejam implementadas com eficácia.
Ter as ferramentas que proporcionem o acompanhamento da eficiência da empresa, o monitoramento do mercado e suas tendências, as políticas fiscais e exigências dos clientes são razões suficientes para que o administrador faça constantes ajustes na organização e sua linha de produção.
Todavia, alguns fatores determinantes das mudanças são bem mais profundos e sua implementação bem mais complexa como:
Globalização – a abertura dos mercados e formação dos blocos econômicos impôs aos países mais fracos uma desproporcional competição, forçando as empresas a qualificar cada vez mais sua mão de obra e investir em processos de redução de custos.
Controle de custos – além das razões acima, o controle de custos está diretamente relacionado com a saúde da empresa. A garantia do processo produtivo, o retorno aos acionistas e a manutenção de seus empregados.
Tecnologia – com a globalização e o estimulo a concorrência as empresas são forçadas a manter equipamentos modernos, com baixo consumo, alto rendimento e menor impacto ambiental, aliados a processos de controle e rastreamento com o objetivo de atender as demandas e exigências internacionais.
Disponibilidade de recursos – a boa administração de uma empresa pode garantir seu crescimento e disponibilização de investimentos para mais diversos fins, tanto em sua linha de produção e produtos, como aprimorar os serviços que impactam na satisfação do cliente.
Empreendedorismo corporativo – satisfazer a necessidade de crescimento e conquista de novos mercados através de novas ideias e projetos.
Estrutura – redesenho das relações de poder. Não frequente, uma queda de eficiência ou mesmo a estagnação da eficiência pode estar relacionada a problema na estrutura da