Mudanças Organizacional e Gestão de Crises: sob a óptica das competências das Relações Públicas
COMUNICAÇÃO SOCIAL – RELAÇÕES PÚBLICAS
BEATRIZ NASCIMENTO DA SILVA
FELIPE BARADEL MARCHIORI
Mudança organizacional e gestão de crises: sob a óptica das competências das Relações Públicas
Bauru, SP
2013
Resumo
Este artigo expõe os conceitos de comunicação, mudança organizacional e gestão de crises na perspectiva das organizações. Aborda as relações dos temas entre si e o como papel do Relações Públicas pode contribuir para facilitar a busca de resultados, o acompanhamento dos processos e a mensuração.
Sob a óptica de alguns autores busca-se também a reflexão sobre os temas e a análise do cenário atual.
Palavras-chave: comunicação, mudança organizacional, gestão de crises, Relações Públicas
Objetivo
Analisar autores e linhas teóricas sobre os temas de comunicação, mudança organizacional e gestão de crise e a relação entre as mesmas no ambiente organizacional sob a perspectiva das competências das Relações Públicas.
Introdução
Quando se fala de comunicação, mudança organizacional e gestão de crises, para quem já estudou sobre os assuntos sob a perspectiva da comunicação, fazer uma relação entre eles atualmente não requer muito esforço. Porém as relações podem ser desenvolvidas sobre planos básicos e sem a interseção necessária das três esferas (Reis, 2000).
A visão simplista sobre os impactos e os insucessos de inserção de programas de qualidade, engenharia, 5S entre outros em cem empresas, conforme aponta as pesquisas de Senge (apud Reis 2000), demonstram a fragilidade da visão sobre a comunicação encarada apenas como técnica.
Em um cenário global onde o dinamismo das mudanças está cada vez mais presente, interpretar a comunicação como fator auxiliador no acompanhamento e gerenciamento das mudanças, evitando e prevenindo situações de