Sistemas circulatórios
Funções do coração:
Gerar a pressão sanguínea: as contracções do coração geram a pressão sanguínea, que é responsável pela circulação do sangue nos vasos sanguíneos.
Dirigir a circulação sanguínea: o coração separa a circulação pulmonar da sistémica e assegura uma melhor oxigenação do sangue que chega aos tecidos.
Assegurar um fluxo unidireccional: as válvulas cardíacas asseguram um fluxo unidireccional do sangue através do coração e dos vasos sanguíneos.
Regular o aporte de sangue: as alterações, na frequência e na força da contração, adequam o aporte de sangue às variações das necessidades metabólicas dos tecidos durante o repouso, o exercício e as alterações posturais.
Dimensões, forma e localização do coração
O coração adulto tem a forma de um cone truncado e as dimensões aproximadas de uma mão fechada.
O coração está localizado na cavidade torácica, entre os pulmões. O coração, traqueia, esófago e as estruturas que lhes estão associadas formam uma zona mediana, denominada mediastino.
Na clínica, é importante conhecer a localização do coração na cavidade torácica. O posicionamento do estetoscópio para auscultar os sons cardíacos ou dos eléctrodos para registar as derivações precordiais do electrocardiograma (ECG) dependem desse acontecimento, assim como a reanimação cardio-respiratória.
Anatomia do coração
Pericárdio
O pericárdio ou saco pericárdico, é um saco fechado que envolve o coração, constituído por dois folhetos:
Uma resistente camada externa de tecido conjuntivo fibroso, o pericárdio fibroso e
Uma fina e transparente camada interna de epitélio pavimentoso, o pericárdio seroso.
O pericárdio fibroso impede a distensão excessiva do coração e fixa-o no mediastino. Na sua parte superior, o pericárdio fibroso tem continuidade com o tecido conjuntivo que reveste os grandes vasos; na sua porção inferior insere-se na superfície do diafragma.
A parte do pericárdio seroso que reveste o pericárdio fibroso