Fisioterapia
Alguns desses métodos terapêuticos mais conhecidos e utilizados são a termoterapia, a crioterapia, a eletroterapia e a fototerapia.
Termoterapia
É o tratamento das doenças articulares pela aplicação do calor, tanto superficialmente como profundamente.
Superficialmente: O emprego de compressas úmidas e secas, irradiação infravermelha, a hidroterapia e os banhos de parafina são os agentes de aquecimento superficial que elevam a temperatura do tecido subcutâneo em até 10 mm sob a superfície da pele, proporcionando analgesia (alívio da dor). A indicação dessa modalidade terapêutica leva em consideração o quadro clínico e o tamanho da área a ser tratada. Exemplo, os banhos de parafina são indicados para as osteoartrose das mãos e pés, como a ”luva de parafina” que controla as dores e melhora a mobilidade das mãos. Este tipo de tratamento é contra-indicado no casos de pessoas com lesões de pele ou nas fases iniciais do trauma. Como as características da termoterapia superficial é de melhorar as dores e a mobilidade articular, há agentes físicos que o doente pode recorrer, por meio de medidas simples e caseiras, como a aplicação local de compressas úmidas ou secas, duchas ou banhos quentes na área lesada.
Profundamente: O calor atinge de 5 a 7 cm de profundidade sob a epiderme, e isso é conseguido com a utilização de correntes elétrica de alta frequência. Os agentes utilizados nessa modalidade terapêutica são: diatermia de ondas eletromagnéticas com duas modalidades, as ondas curtas e as micro-ondas, e o ultrassom. Estes