Mudanças na sociedade - século XIX
Unidade de Educação a Distância - UFPB Virtual
Departamento de Economia - CCSA
Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal – CEGPM
Aluna: Nilzete Honorato Ramos - mat. gpm1320066
Cabaceiras - PB
Século XIX – mudança na sociedade
Entre o fim do século XIX e inicio do século XX ocorreram mudanças significativas em todos os segmentos, sejam eles sociais, econômicos, políticos, evoluções tecnológicas. Essas mudanças em linhas gerais são o resultado da evolução humana em busca do reconhecimento de seus valores, da reconstrução de seus objetivos, são acontecimentos que persistem até hoje, haja vista que as pessoas vivem numa busca incessante de melhores condições de vida.
Em se tratando do segmento político, a mudança mais significativa foi à democratização das sociedades liberais, com a adoção do sufrágio universal masculino. Contudo, na Constituição de 1988 o Brasil reconhece o direito de voto aos analfabetos e aos jovens a partir de 16 anos, passo expressivo para o progresso da cidadania.
Em meados do século XIX, os Estados liberais europeus eram dirigidos por governos constituídos com base na representação popular e escolhidos por meio do voto censitário, voto concedido apenas pela classe social que provêm de condição econômica satisfatória.
Tanto nas monarquias constitucionais, como as dos Países Baixos e do Reino Unido, quanto nas repúblicas, como as da Suíça e da França após 1870, o direito de voto era sempre restrito às classes proprietárias e educadas. Por essa razão, Marx afirmaria sem hesitar que, qualquer que fosse a forma assumida pelo Estado, todo governo seria sempre uma ditadura da classe dominante.
Nesse sentido, a diferença é que se o povo vivesse sob o capitalismo viveria a mercê da ditadura da minoria, no caso, da burguesia. E se vivesse sob o socialismo viveriam sob a ditadura da maioria, no caso, o proletariado.
No campo econômico, também ocorreram importantes transformações, as