Resenha aulas 4 e 5
RÉMOND, René. O Século XIX: 1815 –1914, 8. ed., São Paulo: Cultrix, 2002. Por: Hernani Robinson
O autor René Rémond, historiador francês e analista político, escreveu diversas obras em história política, intelectual e religiosa da França nos séculos 19 e 20, com mais de trinta livros publicados. Foi presidente da Fundação nacional de Ciências Políticas de 1981 a janeiro de 2007. René foi agraciado com diversos títulos, destacando-se entre eles o de "Grande Oficial da Legião de Honra”. O Professor emérito da Universidade de Paris X-Nanterre, morreu aos 88 anos na capital francesa.
Partindo do próprio título do livro, O Século XIX, o autor René Rémond delineia claramente a seus leitores o foco desta obra que faz parte da série Introdução à história do nosso tempo, envolve um dos períodos mais complexo da história: o século das revoluções, ou seja, o século XIX.
Ancorado no rigor de sua argumentação, na potencialidade de sua análise e no vasto e profundo conhecimento do tema, René apresenta respostas concisas para os questionamentos mais precisos sobre o liberalismo, democracia, socialismo e nacionalismo que fazem parte desse período de rupturas, levantes e guerras civis que ajudam a compreensão da história de nossa época. É nesse século de efervescência que atinge e nasce primeiramente em solo Europeu, com toda essa gama de ideologias e manifestações que se espalha rapidamente em todo o mundo durante o decorrer desse século de grandes transformações, sejam elas sociais, políticas, ou econômicas.
O primeiro assunto abordado no livro, o autor inicia com o ano de 1815, pois foi o período da contra-revolução que ficou conhecido como “Restauração”. Assim como houve reforma e a contra-reforma, nessa época surgia um movimento contrário a Revolução Francesa, que almejava a volta do poder monárquico. Porém nem todos os monarcas tiveram seu poder restabelecido, porque as ideias da Revolução de 1789 continuavam vivas, a