Mudanças geradas pela internet no cotidiano escolar: as reações dos professores
Curso: Tecnologia Aplicada à Educação.
Docente: Frederico Júnior.
Discentes: Fabrício Egídio, Mauro e Adriano.¹
Macapá-AP, 7 de maio de 2012.
NICOLACI-DA-COSTA, A. M. e ABREU, R. A. S. Mudanças Geradas pela Internet no Cotidiano Escolar: As Reações dos Professores. Paideia, 2006, 16(33), 193-203.
Resenha
As autoras do texto são Ana Maria Nicolaci-da-Costa e Rosane de Albuquerque dos Santos Abreu, esta formada em Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), (...); e aquela, em Bacharel em Jornalismo e Psicóloga, ambos os títulos obtidos na PUC - Rio, ela concluiu o Mestrado em Psicologia na New School for Social Research (Nova York), em 1975, e o Doutorado, também em Psicologia, na Universidade de Londres, em 1983. (...).
No que se refere à introdução da internet na sala de aula, elas, NICOLACI-DA-COSTA e ABREU, falam sobre o papel do professor e o comportamento dele, diante dessa nova ferramenta. E o que isso implicou ao trabalho do mesmo em relação aos alunos dele. As pesquisadoras comentam também a relutância de alguns professores sobre o uso, no ambiente escolar, da internet. Estes alegam que o uso da informática acaba deixando os discentes sem uma visão/postura crítica, por serem tantas informações jorradas pela rede mundial de computadores. Mas há aqueles que a defendem, pois acreditam que ela seja boa para o aprendizado, se for bem utilizada.
Além disso, há também a indagação do professor sobre o papel dele na era da informação; já que alega que o aluno, de hoje, sabe muito mais do ele. Pois, os educandos atuais cresceram, praticamente, com o computador à mão, um novo modo de ver, etc.
Portanto, o objetivo do trabalho é ouvir os professores do nível Fundamental e Médio sobre: a introdução da Internet na sala de aula, como prática docente; e o uso da mesma fora do