mudança planejada .
Principais fatores: absenteísmo, rotatividade e mudança nos requisitos da força de trabalho.
1 – ABSENTEÍSMO: Ausências são faltas ou atrasos ao trabalho e absenteísmo é sua conseqüência. Absenteísmo ou ausentismo é a freqüência e/ou duração do tempo de trabalho perdido quando os empregados não vêm ao trabalho. O absenteísmo é a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja por falta, atraso ou outro motivo. Presença é o tempo em que o funcionário está disponível para o trabalho.
Índice de absenteísmo = No. de pessoas / dias de trabalho perdidos por ausência no mês No. médio de empregados x no. médio de dias de trabalho no mês
Pode-se transformar os dias em horas e incluir faltas e atrasos:
Índice de absenteísmo = Total de pessoas / horas perdidas Total de pessoas / horas de trabalho
Para calcular o custo total das ausências, pode-se incluir todos os dias de trabalho perdidos, por qualquer motivo (dias de afastamento por férias, doenças, maternidade, acidentes de trabalho,licenças).
O índice de absenteísmo pode ser mensal ou anual.
O absenteísmo é afetado pela capacidade profissional das pessoas e pela sua motivação para o trabalho.
Barreiras à assiduidade: doenças, acidentes, responsabilidades pessoais, transporte.
Afetam a motivação para a assiduidade: práticas organizacionais (recompensa à assiduidade e punição para faltas), cultura da ausência (faltas consideradas aceitáveis ou inaceitáveis), e atitudes, valores e objetivos dos empregados.
2 – ROTATIVIDADE DE PESSOAL: A rotatividade de pessoal refere-se ao fluxo de entradas (admissões) e saídas (desligamentos e aposentadorias) de pessoas em uma organização.
Os desligamentos podem se por iniciativa do empregado ou por iniciativa da empresa.
Por iniciativa do empregado pode ser devido à insatisfação com o trabalho ou melhores