Mudança do comportamento do consumidor
Mudança no comportamento do consumidor Grupo:
Fabio RomeraFelipe MorishitaGabriel La Motta
Gabriel MeneguessoGeovana Bahia
Júlia Gomes
Introdução
O segmento de consumidores que melhor se adequa à proposta escolhida pelo grupo são as mulheres com cabelo comprido, uma vez que nosso objetivo é incentivar e promover a doação de cabelo a pacientes com câncer.
Baseando-se nas pesquisas que indicam a autoestima como fator de melhoria na recuperação do paciente, o grupo tomou uma posição para engajar as pessoas nessa causa nobre.
Em vista disso, o “comportamento a ser mudado” escolhido consiste em mudar a percepção das mulheres sobre seu cabelo, que hoje é um item pessoal, para uma visão mais solidária. Em outras palavras, queremos incentivar a doação de cabelos para pessoas que necessitam, principalmente para quem realiza tratamento quimioterápico.
É importante ressaltar que, para a escolha do comportamento a ser mudado, o grupo pesquisou campanhas já realizadas com o mesmo intuito, porém, na maioria das vezes, não obtiveram êxito. Nessa perspectiva, tentamos identificar as possíveis falhas de abordagem e aplicar soluções viáveis para que o projeto tivesse maior impacto.
Dentre essas falhas destacam-se: a falta de conhecimento das pessoas sobre o assunto, visto que a maioria não sabe quanto doar e como; a presença de barreiras e fatores desestimulantes, uma vez que a retirada dessas é trabalho da equipe da campanha (para que tenham êxito); e, por último, a forma de divulgação da campanha, que peca na repetição do seu propósito.
Nossa campanha baseia-se em dois pontos: agir de acordo com a abordagem emocional e racional e a eliminação de barreiras.
A principal teoria a ser utilizada no trabalho é baseada em Atitudes e Persuasão, que engloba as teorias TRA (teoria da razão racionalizada) e TPB (teoria do comportamento planejada). Método
A metodologia da pesquisa que o