Mudança de regime no brasil
Engenharia Civil - 3º Semestre/Noturno
Núcleo Comum AVA – DIREITO E LEGISLAÇÃO
Gustavo Barrére de Oliveira R.A.: 4209800812
Mudança de Regime no Brasil
Profª. Maria Angélica
São Bernardo do Campo
08 de Abril de 2013
Durante as leituras desta aula-tema surgiram algumas perguntas que permaneceram durante todo o estudo, que em minha opinião devem ser respondidas antes de pensar em fazer uma mudança de regime de poder no Brasil.
Num país onde em época de eleição o governo se vê obrigado a fazer propagandas, em diversos meios de comunicação, sobre não vender voto ou a importância do votar, não seria pertinente primeiro dar ao povo uma educação política, para acabarmos também com o famoso “tanto faz, são todos iguais”? Não seria mais importante mostrar aos jovens a importância de saber e acompanhar a vida política do país? Após essa discussão deveríamos pensar nos nossos políticos, estariam eles prontos para essa mudança, ou ainda, será que os políticos aceitariam reduzir drasticamente o número de partidos políticos? Os mesmos que brigam e se acusam conseguiriam conviver e lutar por um interesse em comum? Não seria mais fácil realizar algumas mudanças e manter o presidencialismo?
No Brasil as pessoas tem o costume de não dar importância para as eleições, muitas vezes por não acreditar em uma possível mudança através das urnas ou não confiar nas pessoas que estão concorrendo ao cargo votado. O problema se acentua entre os jovens que além de não dar essa importância sequer se preocupam em se informar sobre os candidatos, muitas vezes se acomodam com o poder da justificativa. Essa falta de interesse vem desde a infância onde não são incentivados a se preocuparem ou a aprender sobre política. Essas mesmas pessoas tem o poder de eleger alguém incapaz, podendo acentuar a crise presidencialista presente hoje no Brasil, sem prestar atenção que seu voto é de extrema importância para todos os brasileiros.
Essa discussão sobre a