mudança de decúbito
Um dos mecanismos instrutivos que poderá ser utilizado para que a mudança de decúbito realmente ocorra em ambiente domiciliar, é a utilização de um protocolo de posições que o paciente deverá manter durante o período do dia, respeito a noite para o descanso e sono do paciente.
O protocolo é utilizado através de figuras ilustrativas que serão desenhadas em uma folha de papel e permanecem na cabeceira da cama do paciente. Estas figuras demonstram como acomodar o paciente no leito e o tempo que cada posição deve ser mantida. Ao lado de cada posição desenhada no protocolo haverá os horários. Este processo diminui a possibilidade de esquecimento por parte do cuidador sobre a mudança de decúbito no paciente. Pode ser fixada na parte da parede da cabeceira da cama do paciente. Instruções na mudança de decúbito também incluem o manejo das sondas vesicais, uso de oxigênio, presença de drenos e posições que não são possíveis para o paciente devido a patologia.
Estas instruções são reforçadas ao cuidador e também aos técnicos de enfermagem. Quando na internação domiciliar, o pessoal da enfermagem deve estimular o cuidador a realizar e auxiliar nas mudanças de decúbito proporcionando assim um maior conhecimento frente a necessidade deste procedimento.
Principalmente nas situações de pacientes acamados que necessitarão
desta