Breve slide sobre mudanças de decubito
CONCEITO:
É o processo de movimentar e mudar o decúbito do paciente com limitações físicas, para descompressão de área sob proeminências ósseas, prevenção de fadiga, manutenção do tônus muscular e prevenção de complicações pulmonares. Tem como finalidades: prevenir contraturas musculares e deformidades; estimular a circulação, ajudando a prevenir tromboflebites, úlceras de pressão e edema de extremidades; promover a expansão pulmonar e a drenagem das secreções respiratórias, prevenindo complicações; aliviar a pressão sobre uma área corporal; prevenção de fadiga.
PROCEDIMENTOS PARA MOVIMENTAÇÃO E
MUDANÇA DE DECÚBITO EM PACIENTES ACAMADOS
Verifique a necessidade e a freqüência da movimentação. Realizar mudança de decúbito de 2 em 2 horas, prevenindo úlceras de compressão Oriente o paciente quanto á movimentação e à importância de sua participação ativa e passiva. Lave as mãos e reúna o número de travesseiros e coxins que forem necessários. Coloque o paciente em posição horizontal, se ele tolerar. A movimentação do paciente, de preferência com o auxílio de outra pessoa, poderá ser realizada para cabeceira, lateral da cama ou decúbito lateral.
Cabeceira: • Flexione os joelhos do paciente; • Coloque um braço sob os ombros, apoiando a cabeça, e o outro sob a região lombar; • A um comando, ambos os operadores suspendem e movimentam o paciente em direção à cabeceira.
Lateral da cama: • Flexione os joelhos do paciente; • Coloque um braço sob os ombros, apoiando a cabeça, e traga o tórax do paciente para o lado proximal da cama; • Coloque um braço sob a região lombar e outro sob os quadris e traga a parte inferior do corpo para o lado proximal da cama; • Posicione corretamente os membros inferiores e os pés.
Decúbito lateral D (direito) ou lateral E (esquerdo): Coloque o paciente em um dos lados da cama em decúbito dorsal. O operador deve colocar-se ao lado da cama para o qual o paciente será virado.