muda forcada em aves
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves
Ministerio da Agricultura e do Abastecimento
Caixa Postal 21, 89700-000, Concórdia, SC
Telefone: (49) 442-8555, Fax: (49) 442-8559 http: / / www.cnpsa.embrapa.br / sac@cnpsa.embrapa.br COMUNICADO
TÉCNICO
CT / 212 / EMBRAPA–CNPSA, Julho/1994, p. 1–2
PROGRAMA DE MUDA FORÇADA PARA POEDEIRAS
COMERCIAIS
Valdir Silveira de Ávila1
A muda das penas é um processo natural que acontece em todas as espécies de aves e em ambos os sexos. Ocorre devido a um período de descanso onde a ave cessa o seu ciclo de produção e passa por modificações fisiológicas (internas e externas):
Existem dois tipos de mudas:
a) muda natural;
b) muda forçada.
Na muda natural as aves perdem e renovam suas penas antes do início do inverno, porém a época da muda varia individualmente. A muda forçada é utilizada em todo o mundo como uma estratégia econômica. É realizada em aves domésticas selecionadas para a produção de ovos comerciais ou de pintos onde o plantel é forçado (ou induzido) ao descanso reprodutivo num período de tempo determinado através do método escolhido pelo avicultor.
Existem vários métodos de muda forçada. Na Tabela 1 encontra-se apresentado um método simples e eficiente, que já foi utilizado várias vezes na EMBRAPA–CNPSA.
A muda forçada pode ser executada em qualquer idade da produção. Normalmente é realizada no final do primeiro ciclo de postura (em torno de 70 semanas de idade), fazendo com que a ave produza por mais um ciclo de 25 a 30 semanas, atingindo no pico em torno de 85% de produção.
Para a realização da muda forçada são necessárias algumas providências iniciais como:
a) observar se o plantel é sadio;
b) realizar uma seleção e retirar as aves refugo;
c) fazer a pesagem de uma amostra em torno de 10% do plantel em lotes inferiores a 1.000 aves e 5% se o lote variar de 1.000 a 5.000 aves e 1% em lotes acima de 5.000 aves;
d) fazer