Plano de controle
INTRODUÇÃO
Galinhas poedeiras ou de postura são aquelas destinadas à produção de ovos, sendo este considerado de alto valor nutricional, podendo a sua qualidade ser influenciada por fatores como condições de manejo, instalações, nutrição e ambiente. A composição do ovo fornece 6,25 g de proteína por dia (15% da quantidade diária recomendada) perdendo apenas para o leite materno em quantidade de aminoácidos.
O criador deve escolher o tipo de ave a ser criada, sendo que as poedeiras leves produzem ovos brancos e as semipesadas ovos vermelhos, uma boa linhagem, deve ter baixa taxa de mortalidade e postura acima de 240 ovos por ano, dentre outras características.
A criação de aves pode ser dividida em três fases:
1ª Fase - Cria ou Inicial: de 1 dia até 6 semanas de idade
2ª Fase - Recria: de 7 a 17 semanas de idade
3º Fase - Produção: de 18 a 76 semanas de idade, podendo ainda se estender de
90 até 120 semanas se for realizada uma ou duas mudas forçadas. Geralmente esta prática está diretamente ligada ao preço do ovo no mercado.
1ª Fase - Cria ou Inicial - 1 dia até 6 semanas de idade
Cuidados Iniciais:
É de grande importância que o produtor compre os pintinhos de granjas conhecidas e respeitadas no mercado, capaz de fornecer aves de boa qualidade.
Inicialmente é necessário preparar o galpão para a recepção das pintinhas. Para tanto se deve: - Montar círculos, campânulas ou aquecedores, testando seu funcionamento;
- Distribuir comedouros e bebedouros, forrar o piso dos círculos com papel;
- Momentos antes da chegada das pintinhas, deve-se completar os bebedouros com água e os comedouros com ração ou espalhá-la sobre a forração de papel dependendo da hora e das condições de temperatura ligar as campânulas ou aquecedores. A primeira água de bebida deve ser preparada com uma solução de 5 quilos de açúcar para cada 200 litros de água; - Nos criatórios de bateria ou gaiolas ajustar as grades dos