Msda
Martim Sousa 11º Pma1 nº8
Escola Secundária Marquês de Pombal
Ano lectivo 2011/12
Introdução……………………………………………………………………………………………………………………………….3
Energia Térmica……………………………………………………………………………………………………………………….4
Energia solar fotovoltáica…………………………………………………………………………………………………………6
Conclusão…………………………………………………………………………………………………………………………………8
Netografia………………………………………………………………………………………………………………………………..9
Portugal é um dos países da Europa com maior disponibilidade de radiação solar.
O sol para além de ser responsável pela manutenção da vida na Terra, a radiação solar constitui uma inesgotável fonte energética, havendo um enorme potencial de utilização por meio de sistemas de captação e conversão em outra forma de energia (térmica, eléctrica, etc.).
Os sistemas Solares Térmicos são tecnologias que nos permitem conversão de energia solar em energia térmica com desenvolvimentos distintos em função da gama de temperaturas necessárias.
Energia Térmica
A energia solar térmica, ou como é vulgarmente designada energia térmica, tem vindo a crescer a nível de adeptos, não só pelas suas enormes vantagens, como ainda pela sua questão ambiental, bastante procurada nos dias de hoje. Esta é responsável pela aproveitação da energia emitida pelo sol e na sua transformação em calor, ideal para aquecer água, seja a nível doméstico ou mesmo empresarial. Existem ainda outras utilizações deste tipo de energia, no entanto esta é a mais popular, assim como a utilização em máquinas de refrigeração que utilizam o calor para a produção do frio, podendo assim diminuir o consumo de energia eléctrica.
O mais natural é a utilização deste tipo de sistemas a nível particular, em casas particulares, podendo atingir os 80% de poupança a nível de água e gás, tornando-se assim numa excelente opção para que deseja manter a qualidade da vida recorrendo a energias naturais e ainda evitando a poluição do ambiente. Apesar de ser algo bastante comum, o aquecimento e