MRUV
Introdução
Calorimetria é a medida do calor liberado ou absorvido numa transformação. O aparelho utilizado nessa medida é o calorímetro, sendo o mais simples deles, o calorímetro de água.
Quando uma transformação ocorre no interior de um calorímetro de água, a água que ele contém sofre aquecimento ou resfriamento. Medindo-se a elevação ou abaixamento da temperatura dessa massa de água, é possível calcular a quantidade de calor liberada ou absorvida na transformação através da expressão:
Q = m.c.∆t
Onde: Q = quantidade de calor liberado ou absorvido (J), m = massa da substância (g), c = calor específico da substância (J/g ºC) e ºt = variação de temperatura (ºC).
Capacidade Térmica: fornecendo a mesma quantidade de calor para uma massa m de água e para outra massa três vezes maior de água, 3 m, observa-se experimentalmente que para que tenham a mesma variação de temperatura é necessário fornecer uma quantidade de calor três vezes maior para a de massa 3 m que para a de massa m. Temos, portanto, que a quantidade de calor é diretamente proporcional à variação de temperatura. A constante de proporcionalidade é denominada capacidade térmica.
Notação: C _Capacidade térmica
Q = C D T
C = Q / D T
A capacidade térmica mede a quantidade de calor necessária para que haja uma variação unitária de temperatura e está relacionada diretamente com a massa do corpo.
Unidade de Capacidade Térmica: U (C) = 1 cal/ºC
Unidade de Capacidade Térmica - Sistema Internacional de Unidades: U (C) = 1 J/ºC
1.2. Fundamentos físicos
Quando vários corpos a diferentes temperaturas se encontram em um recinto adiabático são produzidas trocas caloríficas entre eles alcançando a temperatura de equilíbrio ao cabo de certo tempo. Quando foi alcançado este equilíbrio é obedecido que a soma das quantidades de calor trocadas é zero.
Define-se calor específico c como a quantidade de calor que temos que fornecer ou retirar de um grama de sustância para