MRUV
1.0- INTRODUÇÃO
O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado ocorre quando um corpo se desloca ao longo de uma trajetória retilínea, e com uma aceleração constante. Quer isto dizer que a velocidade do corpo apresenta sempre a mesma variação, a cada segundo que passa. Se um corpo apresenta Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, é possível caracterizar esse movimento em Acelerado ou Retardado, conforme a variação da velocidade do corpo. Assim:
O Movimento é Retilíneo Uniformemente Acelerado se o módulo da velocidade aumenta, ou seja, se o valor da velocidade se afasta de zero;
O Movimento é Retilíneo Uniformemente Retardado se o módulo da velocidade diminui, ou seja, se o valor da velocidade se aproxima de zero;
Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado (M.R.U.A.)
Um corpo tem Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado quando, ao longo de uma trajetória retilínea, o módulo da sua velocidade apresenta sempre o mesmo aumento em intervalos de tempo iguais. A aceleração do corpo é então constante.
Movimento Retilíneo Uniformemente Retardado (M.R.U.R.)
Um corpo tem Movimento Retilíneo Uniformemente Retardado quando, ao longo de uma trajetória retilínea, o módulo da sua velocidade apresenta sempre a mesma diminuição em intervalos de tempo iguais. A aceleração do corpo é então constante.
2.0- OBJETIVO
Determinar a aceleração média de um corpo qualquer, a partir dos dados coletados em função dos valores de posição dados.
3.0- MATERIAIS E MÉTODOS
3.1- MATERIAIS UTILIZADOS
Para a realização do experimento utilizou-se os seguintes materiais:
Cronômetro digital
Sensor ótico
Trilho de Ar
Turbina para fluxo de Ar
Carrinho.
3.2- METODOLOGIA
Ajustou-se o trilho de ar inclinando no máximo 10º;
Ligou-se a turbina de ar até o máximo;
Mediu-se com o auxílio da fita métrica do trilho de ar, quatro distâncias