Mru - movimento retilíneo uniforme
ENGENHARIA CIVIL - 2ºC
ANÁLISE DE MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO
Mogi das Cruzes – SP
Outubro / 2012
UMC - UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
ENGENHARIA CIVIL - 2ºC
ANÁLISE DE MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO
Relatório para obtenção de nota parcial na disciplina de Física Geral e Experimental II, do curso de Engenharia Civil, segundo semestre, da Universidade de Mogi das Cruzes, sob orientação do professor Fred Gusmão.
Mogi das Cruzes – SP
Outubro / 2012
SUMÁRIO
OBJETIVO 3
MATERIAIS UTILIZADOS 4
INTRODUÇÃO TEÓRICA 5
EXPERIÊNCIA 6
RESULTADOS 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
OBJETIVO
O experimento tem como objetivo analisar o movimento uniformemente variado num dado intervalo de tempo quando sua aceleração é constante, para posteriormente elaborarmos o gráfico da velocidade em função do tempo, que é uma função de 1º grau.
MATERIAIS UTILIZADOS
- Carrinho deslizante
- Trilho metálico
- Temporizador em 40 hertz
- Fita branca para marcação
- Régua
INTRODUÇÃO TEÓRICA
O movimento uniformemente variado é o movimento no qual a velocidade escalar varia uniformemente no decorrer do tempo. Quando se observa que a velocidade de uma partícula é uniforme, independentemente de sua trajetória, diz-se que a partícula possui aceleração constante. Equações do movimento uniformemente variado
No estudo dos movimentos variados tem particular importância o movimento variado uniformemente. Nesse tipo de movimento, também conhecido como movimento uniformemente variado, a velocidade varia de uma maneira regular, ou seja, em intervalos de tempos iguais ocorrem iguais variações de velocidades. A identificação de um movimento uniformemente variado pode ser feita por meio de uma tabela, de um gráfico ou ainda por suas funções horárias.
Uma vez que em intervalos de