Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Objetivos
Material Utilizado
Montagem
Atividades Introdução Teórica Velocidade escalar e velocidade vetorial são termos usados para descrever o movimento. A primeira é a relação da distância percorrida e o tempo gasto no percurso. Por exemplo, tantos quilômetros por hora. Esse conceito é um escalar, descreve distância e tempo, mas não direção. A segunda é um vetor que descreve os três fatores do movimento: distância, tempo e direção. Se o carro vai a uma velocidade escalar constante em linha reta, a velocidade vetorial é constante; numa estrada sinuosa, a velocidade escalar poder ser constante, mas a vetorial se altera se mudar a direção.
Reto e Sinuoso
A velocidade escalar e a velocidade vetorial do barco são constantes, mas a velocidade vetorial do automóvel se altera a cada curva. Movimentos que possuem velocidade escalar instantânea constante (não nula) são chamados movimentos uniformes.
Decorre imediatamente que, se a velocidade escalar é a mesma em todos os instantes, ela coincide com a velocidade escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo considerado:
Daí decorre que, no movimento uniforme, o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.
O movimento retilíneo uniforme pode ser dividido em progressivo e retrógrado, sendo que no movimento progressivo, o móvel caminha a favor da orientação da trajetória, seus espaços crescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é positiva. Já no movimento retrógrado, o móvel caminha contra a orientação da trajetória, seus espaços decrescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é negativa. movimento progressivo: v > 0 movimento retrógrado: v < 0
Experiência I. Objetivos Ao término das tarefas, o aluno deverá ser capaz de: reconhecer o MRU; determinar a velocidade média de um móvel; construir um gráfico da variação da posição em função do tempo, a partir dos dados experimentais;