MRU- MOVIMENTO RETILINEO UNIFORME

392 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

M R U – Movimento Retilíneo Uniforme

RIO DE JANEIRO
MAIO/2014
Resumo

O material utilizado para o experimento foi: 01 trilho de ar, 01 carro com dois pinos – carro 1 (10), 01 suporte com mola (12), 02 massas acopláveis de 50g (15), 01 unidade geradora de fluxo (25), 01 mangueira com conexões rápidas (26), 01 multicronômetro com tratamento de dados, rolagem, 5 entradas (33) com resolução 50 microssegundos, 01 fonte de alimentação e entrada automatica 100 a 240VCA.

Introdução

O Movimento Retilíneo Uniforme, conhecido de forma abreviada por MRU, é o mais simples movimento que se pode existir: tem apenas duas variáveis – a posição e o tempo. Um corpo que se desloca em trajetória retilínea e possui velocidade com módulo constante (aceleração nula) está em MRU.
A posição em função do tempo é regida pela função horária: x= x0 + VT
Onde x é a posição do móvel no instante t, x0 é a sua posição no tempo t=0.
O movimento retilíneo uniforme pode ser dividido em progressivo e retrógrado, sendo que no movimento progressivo, o móvel caminha a favor da orientação da trajetória, seus espaços crescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é positiva. Já no movimento retrógrado, o móvel caminha contra a orientação da trajetória, seus espaços decrescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é negativa.
Um MRU é regido pela primeira lei de Newton que diz: Um corpo permanece no seu estado de repouso ou movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado a mudar esse estado pela atuação de uma força resultante diferente de zero.

Objetivos

O Experimento tem como objetivo identificar um movimento retilíneo uniforme (MRU), determinar a velocidade média de um móvel, construir o gráfico de variação da posição móvel em função do tempo, obter o valor da velocidade média do móvel a partir do gráfico x versus delta t, identificar em MRU a partir do

Relacionados