criança magica
Na Pais e Filhos de maio – que só tive tempo de folhear esses dias – a colunista Luiza Olivetto resenhou o livro A Criança Mágica, de Joseph Chilton Pearce – listado em LIVROS, na coluna da esquerda, lá em baixo. Foi uma surpresa legal, pois esse é um livro que há tempos não é editado e super difícil de encontrar – o meu foi comprado em uma livraria de Belém. Considero esse livro um must have pra quem tem, pra quem está está pra ter filho ou pra quem trabalha ou tem qualquer interesse em desenvolvimento ou educação infantil.
Na falta de um link direto, reproduzo a coluna abaixo.
Criadores e criaturas
O manual de instrução da criança mágica
LIVRO FUNDAMENTAL EXPLICA PARA NÓS COMO OS PEQUENOS APRENDEM E O QUE A GENTE PODE FAZER PARA NÃO ATRAPALHAR por LUIZA OLIVETTO, mãe de Homero
JOSEPH CHILTON PEARCE É PROFESSOR DA ÁREA DE Ciências Humanas e escritor de livros sobre o desenvolvimento da criança. Um desses intitula-se A Criança Mágica. O subtítulo: A Redescoberta da Imaginação na Natureza das Crianças. Ou: A Redescoberta do Plano da Natureza para Nossas Crianças. Vale a pena ler.
Sempre acho que um bom livro sobre o mundo das crianças funciona como um manual de instrução, para além dos nossos filhos, pra nós mesmos, adultos, já que somos o resultado da criança que fomos.
Já pelo sumário dá pra sentir a que veio esse tal de Joseph. Um dos capítulos é intitulado O Equívoco Monstruoso e suas Subdivisões: Inteligência como Interação, Estresse e Aprendizagem, a Bomba-Relógio. Mais adiante, Dançando por entre a Rachadura, O pensar sobre o Pensar e outros tantos nos leva a assuntos dos mais estimulantes para a nossa maquina cérebro-mente, como ele faz ver quando se refere aos nossos cérebros primitivos e ao nosso neocórtex.
O primeiro, não específico, que só existe em potência, um grande e oceânico holograma de toda a história da espécie na Terra. E o segundo, um computador virgem, a ser preenchido com as informações decorrentes da apreensão