caixa do tato
BRINCAR COM O TATO
Dados da aula: O que o aluno pode aprender com esta aula? Experimentar a sensibilidade do corpo; Construir, juntamente com os colegas, um objeto para brincar; Familiarizar-se com objetos e texturas do cotidiano. A proposta da aula está dividida em duas etapas: a primeira etapa envolve a confecção de uma caixa “mágica”, com o auxilio do professor. A segunda é de experimentação corporal e discussão sobre o vivenciado. Faixa etária das crianças para esta aula: entre 03 (três) e 05 (cinco) anos.
ETAPA 1
Fazer uma caixa “mágica” para brincar.
Duração: aproximadamente uns 30 minutos Material: uma caixa de papelão, papel para encapar, cola branca, eva, tesoura. Proposta: Formar uma roda com as crianças, então o professor propõe a confecção de uma caixa mágica. Para isso, o professor inicia a conversa, contando que, nesta caixa, as crianças conseguirão adivinhar os objetos sem vê-los, apenas com o toque. Na sequência, o professor distribui pedaços de papel colorido, números feitos em eva, letras do alfabeto, para que as crianças colem na caixa, utilizando a cola branca. A forma de colagem é aleatória: são oferecidas várias cores, para que as crianças colem à vontade.
ETAPA 2
Descobrir o tato com o toque das mãos.
Duração: em torno de 30 minutos Material: A caixa “mágica” confeccionada anteriormente, objetos utilizados no dia-a-dia com as crianças (quantidade suficiente para que todas as crianças do grupo possam experimentar a proposta, podendo ser: canudo plástico, tubo de cola pequeno, garfo, pedra, colher, escova de dente, lápis, entre outros) e uma venda para cobrir os olhos. Proposta: Na roda, o professor inicia uma conversa sobre o corpo humano e suas sensibilidades, falando sobre coisas e lugares quentes e frios. Ao final, convida-as para experimentar a caixa mágica.
A brincadeira consiste