Gestão de pessoas
1 – Mundo do trabalho
Gestão de pessoas é basicamente entender o mundo e suas formas de trabalho. Os trabalhos são ações realizadas por homens, não há trabalho fora do mundo humano. O trabalho humano sempre exerce uma ação de modificação no mundo, porém o mundo também exerce modificação no homem, ambos são co-dependentes. É essa a visão sócia histórica.
- Cada trabalhador transforma a realidade da empresa com suas ações.
- A realidade da empresa transforma o trabalhador.
- Cada ação gera mudanças retroativas.
Obs: Todas as ações que realizamos todos os dias podem ser chamadas de trabalho. Todas as ações no passado eram em função da manutenção de nossa subsistência. Hoje o trabalho passou por modificações. Trabalhamos atualmente em prol de algo que não possui valor próprio, porém pode ser trocado por algo em que realmente possua algum valor para nós.
2 – A Divisão do trabalho
Com o surgimento do capital, veio aparecer a propriedade privada, e com isso a divisão do trabalho. O proprietário e o trabalhador, então assim surgiram às divisões de classes mudando a estrutura social da vida do homem. As divisões dessas tarefas fez surgir às divisões de poder dentro das sociedades, os múltiplos trabalhos passaram a deter um valor social. A divisão do trabalho passou a ser marca da divisão de classe social, dividindo assim as pessoas.
- Divisão do trabalho: É a definição das tarefas que cada indivíduo realiza para cumprir as atribuições de seu cargo.
OBS: A consequência da divisão do trabalho é a especialização do operário, tornando-o mais eficaz. A divisão o que fazer, a especialização como fazer. A divisão do trabalho e a especialização podem levar ao comodismo dentro do cargo.
A divisão do trabalho leva ao funcionário ao não reconhecimento da ação que faz ou produto dessa ação, ele não é o dono do seu próprio produto, isso acarreta desperdícios em todos os setores do trabalho.
O trabalho é formativo, é através dele que o homem aprende as