mrpI e mrp ii
TÉCNICO EM LOGÍSTICA
BRUNO KLEBER
NAMIRES SOUZA VILMA A. RICCHETTI
VIRGILIA BELARMINO
ANÁLISE DO SISTEMA DE MRP I e
MRP II
FERRAZ DE VASCONCELOS-SP
2014
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE FERRAZ DE VASCONCELOS
TÉCNICO EM LOGÍSTICA
BRUNO KLEBER
NAMIRES SOUZA VILMA A. RICCHETTI
VIRGILIA BELARMINO
ANÁLISE DO SISTEMA DE MRP I
E MRP II
Trabalho de Sistema de MRP I e MRP II de Técnico em Logística, apresentado na Escola Técnica Estadual de Ferraz de Vasconcelos. Sob a orientação do professor Omar Tatari.
FERRAZ DE VASCONCELOS-SP
2014
RESUMO
SUMÁRIO
TEMA
1. O QUE É MRP I E MRP II
Devido às necessidades de reduzir os níveis de estoque, surgiram os primeiros sistemas de MRP (Material Requirements Planning). Estes sistemas que ofereciam uma visão integrada dos bens baseada no inventário disponível e nos períodos de reabastecimento. Nos anos 80, o MRP evoluiu para MRP II (Manufacturing Resource Planning). Que tomava como base, além dos bens outros recursos como mão de obra, maquinas e etc.
Hoje é possível documentar e contabilizar todos os processos da empresa, gerando uma base de dados única sem redundâncias encontradas nos sistemas anteriores, onde aplicação MRP e financeiras não eram integradas entre si.
1.1 O SISTEMA MRP I
MRP I – Material Requeriments Planning – Planejamento das necessidades Materiais, esse sistema levava em consideração aspectos como nível de estoque previsto, entre outras variáveis.
O sistema MRP é utilizado para planejamento das necessidades de materiais, é considerado como o que mais tem sido implantado pelas empresas industriais em todo o mundo. Embora seu conceito básico já existisse na década de 50, foi a partir de 1970