Mrp material requeriments planning
Originalmente o conceito MRP utilizado nos anos 60, se referia ao planejamento das necessidades de materiais para manufatura. Atualmente o conceito MRP está focado na gestão de operações como um sistema corporativo que apóia o planejamento de todas as necessidades de recursos do negócio.
O que é MRP?
Permite que as empresas calculem os materiais dos diversos tipos que são necessários e em que momento, garantindo que sejam providenciados a tempo, para que se possam executar os processos de manufatura.
O que é necessário para o MRP I funcionar?
O MRP utiliza o Programa Mestre de Produção MPS (Master Production Schedule). Ele requer que a empresa mantenha certos dados em arquivos de computador, os quais, quando o programa MRP I é executado, normalmente em batch, os verifica e atualiza.
O fluxo abaixo mostra os principais dados necessários:
Objetivos do MRP
Melhorar o serviço ao cliente Reduzir investimentos em estoque
Melhorar a eficiência operacional da fábrica.
O recebimento de materiais pode ser desacelerado ou acelerado em resposta as mudanças nos programas de produção, reduzindo os custos de mãode-obra, materiais e gastos indiretos pelas razões:
Diminuição de falta de materiais e atrasos de materiais melhoram a produção sem aumentar o número de empregados e máquinas. Redução da incidência de submontagens, montagens e produtos refugados decorrentes de utilização de peças incorretas. Aumento da capacidade da área de produção em função da diminuição do tempo ocioso de produção e aumento da eficiência na movimentação física dos materiais, confusões e atrasos no planejamento.
Evolução do MRP I para o MRP II e para o ERP
Em sua forma mais primitiva, o MRP simplesmente explodia o MPS nos materiais necessários. MRP II incorpora informações de engenharia, finanças e marketing, num sistema integrado para empresas de manufatura. O plano mestre de produção (MPS) comanda os sistemas