Tcc sobre rmp e suas caracteristicas
A Sigla MRP significa “Material Requeriment Planning”, ou seja, “Planejamento das Necessidades de Materiais”, e esse conceito surgiu visando a necessidade que as empresas enfrentavam quanto ao controle de planejamento da estrutura de produtos. Essa estrutura de planejamento visa controlar as necessidades de materiais através do uso de um sistema e, sendo assim, permite auxiliar no controle de quanto produzir, comprar ou estocar. Essa lógica garante minimizar os gastos gerados pela falta de planejamento de controle de estoque das empresas. Suas principais características são contribuir produzir e comprar somente o necessário, auxiliando na redução do aumento excessivo de estoque “parado”, e com essa base o sistema gera ordens de compra ou produção baseado na previsão de vendas e entradas e saídas dos materiais. O MRP I faz todo o processo de analise de saldos em estoque, calculando as previsões de entrada e saída de acordo com os dados levantados.
2. O que é MRP 2? Como surgiu? Quais são suas características?
A sigla MRP II significa “Manufacturing Resources Planning”, ou seja, “Planejamento da Capacidade de Manufatura” e surgiu a partir de 1975 quando as empresas ampliaram a capacidade de controle do sistema para toda a área fabril. Basicamente o MRP II é um conjunto de sistemas que controlam toda a produção e fornecem aos gestores os dados e as ferramentas necessárias para a tomada de decisão nos processos, desde a extração da matéria prima até chegar ao produto final, visando principalmente as informações de curto, médio e longo prazo. O MRP II é estruturado e dividido em três grupos:
COMANDO: Responsável pelos níveis mais altos do planejamento, ou seja, é o responsável por estruturar a empresa perante a sua atuação no mercado.
MOTOR: É o nível mais baixo de todo o processo, ou seja, é o responsável por processar e atuar nas decisões tomadas pelo grupo de COMANDO. O MOTOR pode ser caracterizado