Mr. taylor
ESTUDO DE CASO: TELELATINA
Qual o processo administrativo – (Planejamento, organização, direção e controle de mudanças).
Foi elaborado um bom planejamento pela consultoria, porém, o contrato ficou restrito ao levantamento das falhas, não foi incluída a execução do projeto na organização.
O remanejamento de funcionários da própria empresa sem conhecimento técnico e pouca experiência, em cargos de operação e não de gestão, dificultou a implantação do resultado apurado nas pesquisas, devido à falta de uma coordenação que seria o papel da consultoria.
Criou-se grande resistência por parte dos demais colaboradores internos, o que inviabilizou a implantação das ações traçadas nos seis meses anteriores comprometendo todo o projeto de reestruturação da Telelatina.
SUGESTÃO PARA RESOLVER O PROBLEMA
Deve-se focar na coordenação e liderança do projeto.
É necessário envolver os gestores mais antigos de cada área a fim de discutir com os grupos os novos processos que serão adotados. Traçadas as novas diretrizes, deve ser repassado para as equipes às bases da nova metodologia de trabalho para quebrar resistências e garantir comprometimento de todos de cada setor.
Para garantir o bom andamento do projeto, devem-se realizar reuniões periódicas com os responsáveis das áreas e consultores internos com o objetivo de levantar os números da empresa pós-projeto e acertar as falhas e desvios que vierem a ocorrer.
Para motivar os funcionários envolvidos, poderia ser oferecidas promoções ou bonificações a cada meta alcançada.
EXEMPLO DE CASO: SUPERMERCADO PANOFF
Na Rede de Supermercados Panoff, diversos fatores foram considerados críticos no processo administrativo, levando a empresa a uma situação critica financeira.
Seguindo a teoria de Fayol, provavelmente por falta de:
• Planejamento
• Organização
• Comando
• Coordenação e
• Controle
O que resultou no arrendamento da empresa para um grupo de empresários de outro