Mr.cola
989 palavras
4 páginas
Desde sua fundação, em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas enfrentou desafios. Sua primeira sede, por exemplo, funcionava com móveis emprestados pelo Instituto Nacional de Tecnologia, que cedia também a secretária. Foram muitos os problemas financeiros, alguns graves a ponto de ameaçar a continuidade da organização. Mas os maus tempos passaram e hoje pontuam a trajetória da ABNT apenas como exemplos de que tudo se supera quando há vontade e espírito de luta.O balanço é positivo e isso é que IMPORTA. A ABNT participou da fundação da International Organization for Standadization (ISO), da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (COPANT) e da Associação Mercosul de Normalização e continua realizando trabalhos importantes dentro desses organismos, conquistando respeito no cenário mundial.
Na ISO, especialmente, tivemos uma conquista histórica com a eleição da ABNT para membro do
Technical Management Board (TMB), responsável pela gestão geral, planejamento estratégico, coordenação e desempenho das atividades técnicas daquela organização. Ainda estamos coordenando, com a Suécia, o Grupo de Trabalho que desenvolve a norma internacional de Responsabilidade Social e temos representantes em importantes Comitês Técnicos.
Como agente privado de políticas públicas, a ABNT mantém uma relação de total transparência com o governo brasileiro, auxiliando em suas ações sempre que necessário. Em pleno processo de desenvolvimento industrial, em 1962, nossa organização foi reconhecida por lei como Órgão de Utilidade Pública. Trinta anos depois, por meio de resolução do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO), tornou-se o único Foro Nacional de NormalizaçãoDesde sua fundação, em 1940, a Associação Brasileira de Normas Técnicas enfrentou desafios. Sua primeira sede, por exemplo, funcionava com móveis emprestados pelo Instituto Nacional de Tecnologia, que cedia também a secretária. Foram muitos os problemas financeiros,