MPS-BR
É um movimento para melhoria da qualidade, é voltado para a realidade do mercado de pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software no Brasil.
A proposta MPS.BR nasceu com base nos moldes CMMI, porém dentro de uma realidade mais específica da cultura e do mercado brasileiro.
CMMI -> Modelo de Maturidade em Capacitação – Integração. (procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo, integrando diferentes modelos).
O projeto tem apoio de três entidades: FINEP, Banco Interamericano de software e Ministério de ciência e tecnologia. No Brasil o projeto é desenvolvido pela SOFTEX, onde interage com as universidades e com o Governo Federal.
Quando falamos de MPS-BR estamos falando de um modelo de maturidade de processos de desenvolvimento do software Brasileiro.
MR-MPS – Modelo Referência onde contém as definições dos níveis de maturidade, processos e os atributos do processo.
A - Em Otimização;
B - Gerenciado quantitativamente;
C - Definido;
D - Largamente Definido;
E - Parcialmente Definido;
F - Gerenciado;
G - Parcialmente Gerenciado.
MA-MPS – Modelo de avaliação onde descreve um conjunto de atividade e tarefas para verificar a maturidade da organização na execução de seus processos de software. (Orienta a realização de avaliações nas empresas que implementaram o MR-MPS)
MN-MPS – Modelo de Negócio.
2 - Segundo momento apresentar o problema que o tema propõe a resolver. A falta de metodologia para desenvolvimento de software é certamente o principal fator de fracasso nos projetos de desenvolvimento de software seja em micros, pequenas e médias empresas. A execução das atividades dos projetos acontece de forma caótica, com o cronograma apertado, muitas vezes impossível para ser mantido, pois foi imposto pelo cliente. Nestes casos o software acaba tendo como resultado projetos com baixa qualidade, difícil manutenção e nenhuma