mps-br
QUALIDADE DE SOFTWARE
MPS.BR – Melhoria do Processo
De Software Brasileiro Nome: Távio Vieira Araújo Turma :ADS 18
Certificação para o mercado brasileiro
O MPS.BR ou Melhoria de Processos do Software Brasileiro, é simultaneamente um movimento para a melhoria e um modelo de qualidade de processo voltada para a realidade do mercado de pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software no Brasil, devido ao seu custo reduzido de certificação em relação às normas estrangeiras.
A proposta MPS.BR nasceu com base nos moldes CMMI, porém dentro de uma realidade mais específica da cultura e do mercado brasileiro. Embora com conceitos herdados do CMMI, a proposta brasileira também se baseia em outras normas internacionais, como ISO - 12207 para desenvolvimento de software, e ISO - 15504 para avaliação de processos de software.
O MPS.BR é coordenado pela Associação para promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), e conta com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
CMMI
Originado nos EUA com o objetivo de se firmar como um padrão de qualidade para empresas de desenvolvimento de software que atendiam a esfera do governo. Nasceu na Universidade de Carnegie Mellon, onde fica internalizado o SEI - Software Engineering Institute, seu grande mantenedor. Criado como guia de controle em processos para desenvolver e manter software, o CMMI é uma proposta de certificação de qualidade para empresas que procuram ter processos alinhados e bem definidos em suas metas de trabalho, resultando na excelência de seus produtos.
ISO - 12207
A norma internacional ISO/IEC 12207 [1] tem como objetivo principal estabelecer uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida de software visando ajudar as organizações a compreenderem todos os componentes presentes na aquisição e fornecimento de software e,