Sobrecarga de informações
O termo “Information Overload” é utilizado como “Sobrecarga de
Informações”, que são diariamente acumuladas em servidores na Internet e em bancos de dados nas organizações, acrescidos de outras mídias como jornais, revistas, livros, cujo aumento não tem limites, diferentemente da capacidade de atenção, que permanece praticamente inalterada. Além de se referir à quantidade de informações, o termo também tem relação com as interrupções no trabalho e multitarefas, que podem prejudicar a atenção e a produtividade do encarregado a tal.
O excesso de informação é tão prejudicial quanto a falta dela. As tecnologias que processam, armazenam e entregam informações estão avançando rapidamente, enquanto o cérebro humano e o sistema nervoso permanecem inalterados. A
sobrecarga de informações pode causar
conseqüências tanto na vida profissional através da perda de tempo, diminuição da produtividade e eficiência no trabalho, como também na vida pessoal pelo fato dos indivíduos se sentirem estressados, pressionados ou ansiosos. Este fato pode comprometer a qualidade do trabalho e ocasionar problemas de saúde que podem ser desde uma dor de cabeça até uma depressão Casos mais severos, podem levar a problemas de saúde tais como indigestão, doenças cardíacas e hipertensão.
Os registros de estudos e avaliações sobre a sobrecarga mental de informações não é tão recente como se pode pensar (datado de 1852), mas somente no início dos anos 60 foi tratado como um problema real.
Foram identificados possíveis causas de sobrecarga: a=às pessoas que lidam com a informação, a tecnologia da informação, o desenho organizacional, às tarefas e os processos que precisam ser completados e às características da informação em si .
Abaixo, uma tabela exemplificando sobrecarga de informações em TI e humana: Sobrecarga Humana
Sobrecarga TI
interrupções em tarefas complexas
intranet, extranet, Internet
trabalhos