RESUMO Plano Piloto de Brasília
Plano Piloto de Brasília
Maria Simone Morais Soares
O Concurso para nova capital
1956
Ao se eleger Presidente da República, Juscelino Kubitschek (1956 -1961) comprometeu-se a concretizar a transferência da Capital Federal para o planalto central, num ponto eqüidistante das capitais regionais do país, conforme estabelecido na Constituição do Brasil.
O primeiro passo foi a criação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital,
Novacap, que iria ser o principal instrumento para a realização do ambicioso empreendimento. 1
04/05/2013
O Concurso para nova capital
1956
A sua intenção inicial era atribuir a Oscar Niemeyer o planejamento de toda a cidade. Este, entretanto, sugeriu que se fizesse um concurso para a escolha do projeto urbano, cabendo a ele o projeto dos principais edifícios da cidade. A
Novacap foi encarregada de organizar o Concurso Nacional do Plano Piloto da
Nova Capital do Brasil.
Seu edital, aprovado em 24 de setembro de 1956, previa elementos mínimos no que tange a composição da cidade: a. traçado básico da cidade, indicando a disposição dos principais elementos da estrutura urbana, a localização e interligação dos diversos setores, centros, instalações e serviços, distribuição dos espaços livres e vias de comunicação (escala 1:25.000); b. relatório justificativo.
O Concurso para nova capital
1956
Posteriormente, como complemento, foram definidos, entre outros detalhes, um patamar populacional de 500.000 habitantes (2.455. 903 )e a criação de um lago, futuramente denominado Paranoá.
A exigência de tão poucos elementos não apenas incentivou a inscrição de um grande número de equipes – 62 no total –, como possibilitou uma flexibilidade na concepção dos projetos, o que se refletiu nos diferentes modos de apresentação e detalhamento.
2
04/05/2013
O Concurso para nova capital
1956
Merece referência a única contribuição direta de Le Corbusier ao concurso. Em correspondência de