Moçambique
Bandeira de Moçambique
A Bandeira de Moçambique é composta por três faixas horizontais com as cores verde, preta e amarela.
O significado das cores, segundo a constituição da República de Moçambique, é o seguinte: * Vermelha – a luta de resistência ao colonialismo, a Luta Armada de Libertação Nacional e a defesa da soberania; * Preta – o continente africano; * Verde – a riqueza do solo; * Amarela-dourada – a riqueza do subsolo; e * Branca – a paz.
A estrela representa a solidariedade entre os povos, a arma AK-47 simboliza de novo a luta armada e a defesa do país, o livro faz lembrar a educação por um país melhor e a enxada, a agricultura. É a única bandeira no mundo a incluir a ilustração de um fuzilmoderno.
-------------------------------------------------
História
A historia de Moçambique possui uma importante atividade comercial entre as nações da região do Golfo Persico e os "Zanj" da "Bilad as Sofala", que incluía grande parte da costa norte e centro do actual Moçambique.
No entanto, vários achados arqueológicos permitem caracterizar a pré-história do país (antes da escrita). Provavelmente o evento mais importante desse período tenha sido a fixação nesta região dos povos bantus que, não só eram agricultores, mas também introduziram a metalurgia do ferro, entre os séculos I e IV.
A penetração portuguesa em Moçambique, iniciada no início do século XVI[5], só em 1885 — com a partilha de África pelas potências europeias durante a Conferência de Berlim — se transformou numa ocupação militar, com a submissão total dos estados ali existentes, levando, no início do século XX, a uma verdadeira administração colonial.
Depois de uma guerra de libertação que durou cerca de dez anos, Moçambique tornou-se independente a 25 de Junho de 1975, na sequência da Revolução dos Cravos, a seguir à qual o governo português assinou com a Frelimo os Acordos de Lusaka. Após a independência, com a