Moçambique
É limitado a norte pela Zâmbia, Malawi e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbabwe.
História
Os portugueses foram os primeiros europeus a aportarem nas costas de Moçambique, cuja exploração territorial teve início no século XVI. Contudo, a ocupação militar somente teve início a partir de 1885, após a Conferência de Berlim, que levou, no início do século XX, a uma típica administração colonial.
Moçambique tornou-se independente em 25 de Junho de 1975, na sequência da Revolução dos Cravos e depois de enfrentar uma guerra de libertação, que durou cerca de 10 anos. Após a independência, o país seguiu uma política socialista, que abandonada em 1987, quando foram assinados acordos com o Banco Mundial e FMI. Na sequência, o país assumiu o pluripartidarismo, realizando suas primeiras eleições com a participação de vários partidos, em 1994. Para além de membro da União Africana, Moçambique é igualmente membro fundador da SADC - Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral. Atualmente, está na presidência Armando Guebuza, com Aires Ali como primeiro-ministro.
Quadro natural
Vegetação: Moçambique é rico em fauna e flora, terrestre e marítima. A orografia e o clima determinam três tipos de vegetação: floresta densa nas terras altas do Norte e Centro do País, floresta aberta e savana no Sul e, na zona costeira, os mangais. Estes ecossistemas constituem o habitat de espécies selvagens como elefantes, leões, leopardos, chitas, hipopótamos, antílopes, tartarugas, macacos e grande número de aves. A esta riqueza associam-se belas paisagens, quer nas zonas altas, quer nas zonas costeiras.
Clima: O clima em Moçambique, influenciado pelas monções do Oceano Índico e pela corrente quente do Canal de Moçambique, é de uma maneira geral tropical e húmido, com uma estação seca que, no Centro/Norte, varia de quatro a seis meses enquanto no Sul, com clima