Moçambique
Localização:
Moçambique, oficialmente republica de Moçambique, é um pais localizado na costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Tanzânia, a noroeste pelo Maluí e Zâmbia, a oeste pelo Zimbábue, a leste pelo canal de Moçambique e oceano Indico, e a sul e sudoeste pela África do Sul e Suazilândia. O Canal de Moçambique tem fronteiras marítimas com as Comores, Madagáscar, a coletividade departamental francesa de Mayotte e as ilhas Juan de Nova, Bassas da Índia e Ilha Europa, pertencentes às Ilhas Esparsas das Terras Austrais e Antárticas Francesas.
História do país:
Moçambique uma antiga colônia e província ultramarina de Portugal teve sua independência em 25 de Junho de 1975, depois de uma guerra que durou cerca de 10 anos. Logo após sua independência, o país recebeu a denominação de República Popular de Moçambique e foi instituído no país o regime socialista de partido único, porém a base econômica do regime começou a degradar-se nos anos de 1986-1987, então foram assinados acordos com o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional. Logo após no Acordo Geral de Paz, o país assumiu o pluripartidarismo e teve a sua primeira eleição com a participação de vários partidos em 1994.
O nome Moçambique que foi primeiramente utilizado para a ilha de Moçambique, primeira capital da colônia, foi dado devido a um comerciante árabe que ali viveu Musa Al Big Mossa Al Bique ou Ben Mussa Mbiki.
Sua Capital e maior cidade é Maputo.
Presidente do país é Armando Emílio Guebuza.
O Governo é baseado no sistema de partido dominante, Presidencialismo, República.
A religião em Moçambique, Segundo o censo de 1997, 24% dos moçambicanos são católicos, 22% são protestantes, e 20% são muçulmanos. Metade da população não professa uma religião ou credo, porém, líderes religiosos acreditam que praticamente todas essas pessoas reconhecem ou praticam alguma forma de religião tradicional. Sendo assim a situação religiosa em Moçambique está mal documentada