Exercícios capitulo 1 - Analise fundamentalista de empresas
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Departamento de Administração
LISTA DE EXERCÍCIOS REFERENTE AO 1° CAPÍTILO DO LIVRO ANÁLISE FINANCEIRA FUNDAMENTALISTA DE EMPRESAS
Lucas Serrão Macoris
N° USP 7562848
Ribeirão Preto-SP
Agosto/2012
Questões
1- Macrofinanças refere-se ao estudo do ambiente macroeconômico no qual a empresa está inserida e quais são seus impactos em relação ao modo como é realizada a gestão dos fundos das organizações, a fim de compreender como são tomadas as decisões estratégias em um ambiente externo ao da empresa no que tange à administração financeira. Muitas vezes, fatores externos são essenciais para que sejam entendidos alguns planos de ação das organizações, como a taxa de câmbio, PIB per capita, taxa de juros dos países e a política fiscal destes.
2- Hoje em dia, com a popularização e consistência dos demonstrativos financeiros, torna-se diferenciado aquele que consegue ter uma visão fora da organização, olhando para o ambiente externo a ela e verificando fatores macrofinanceiros que possam afetar consideravelmente as decisões da gestão financeira de empresa. Assim, é visto que a gestão financeira que leve em conta apenas fatores internos à organização pode levar os gestores a interpretações errôneas da realidade, fazendo com que tomem decisões equivocadas no que tange à gestão financeira considerando apenas o ambiente interno da empresa.
Portanto, a importância da análise macrofinanceira para a gestão financeira da empresa consiste em permitir uma visão externa à organização, identificando fatores do macroambiente que devem ser levados em consideração juntamente com a análise interna das finanças da empresa, para que sejam analisadas juntamente e se formule um plano de ação para a gestão financeira que leve em conta tanto aspectos externos como internos.
3- As políticas macroeconômicas estão ligadas