movimentos
Deixando claro que o modelo anarquista não teve ser confundido com o individualismo, pois está fundamentada na cooperação por parte da comunidade. De acordo com os pensadores anarquistas, o homem é um ser por natureza e pode viver em paz com seus semelhantes.
O anarquismo surgiu por volta do século XIX, em um período de ascensão do movimento operário, entre as decadas de 40 e 70, quando a crise econômica, afetava de forma drastica a economia do capitalista europeu, que teve seu inicio com a grande depressão de 1840, onde a fome e o desemprego aterrorizavam ainda mais a vida da classe trabalhadora.
O movimento começou na França, depois passou por Russia, Itália até chegar ao Brasil já no fim do seculo XIX, trazido pelos espanhóis, portugueses, franceses e belgas.
A principal ideologia anarquista é reforça os laços e os valores sociais através do fortalecimento das relações comunitárias, nos níveis mais básicos, defendem uma reforma política feita de baixo por pequenos grupos, reverter a piramide do poder representada pelo Estado, acreditam que a responsabilidades começam por pequenos grupos, e não da autoridade que desce do céu politico pela escada da burocracia. Em resumo na opinião deles ninguém pode avaliar melhor a necessidade da sociedade, do que a propria sociedade que as sentem.
O anarquismo teve a colaboração de vários filósofos políticos entre eles está Pierre-Joseph Proudhon, nasceu em 15 de janeiro de 1809