Movimentos Sociais
O que levou a população a fazer isso? Talvez algo chamado de Ideologia, que pode ser conceituada como o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Segundo Karl Marx a ideologia age mascarando a realidade. Há certo consenso de que os movimentos sociais propiciam a difusão dos ideais de emancipação, alimentam os desejos de liberdade, mas também podem ser vistos como agentes que anunciam o novo ao denunciar as contradições existentes e desafiar os códigos culturais dominantes.
Uma das premissas básicas a respeito dos movimento sociais é: são fontes inovação e matrizes geradores de saberes. Entretanto, não se trata de um processo isolado, e sim de caráter politico-social. Essas redes são essenciais para compreender os fatores que geram as aprendizagens e os valores da cultura política que vão sendo construídos no processo interativo.
Os movimentos sociais estão mobilizados e na resistência faz muito tempo, como os Movimentos pelo transporte, Em geral, os movimentos sociais têm um lugar especial no capítulo dos estudos sobre mudança social. Os textos clássicos relacionam movimentos com mobilizações e reivindicações que envolvem causas particulares ou grandes projetos de mudança social, Os atos de contestação estão no campo das lutas sociais.
Nas bordas da cultura política, surgem diferentes sujeitos coletivos que propiciam transformações. Ao longo da história, emergiram diferentes sujeitos, com diferentes discursos ao longo da história das lutas sociais, a tradição dos revolucionários foi se formando como uma