movimentos sociais
SUPERVISIONADAS
Serviço Social – movimentos sociais
EQUIPE:
DAIANE FARIAS
LILIANE DE SOUSA
MARIA MONICA DE SOUSA
MAIANE DA SILVA
INTRODUÇÃO
Nos Movimentos Sociais civis vão a luta por diferentes causas, podendo ser para defender os direitos a ter: trabalho com salários justos, saúde, educação, moradia e etc... mas há movimentos também na luta contra preconceito e discriminação como os movimentos na luta contra o racismo, preconceito de gênero e inclusão social entre outros.
No relatório apresentado, faz a definição de Movimentos sociais na Concepção de Maria da GraçaGohn, onde a autora apresenta diferentes tipos de mobilizações e movimentos sociais todos em formados pela população mais discriminada em busca de melhores condições de vida e de seus direitos básico.
Refletir acerca das lutas sociais no Brasil, tanto em sua historicidade, como em suas tendências recentes, constitui-se nosso objetivo central. Implica problematizar o processo histórico de organização e de luta da classe trabalhadora, em particular, por meio de seus movimentos sociais.
E tendo base que os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rurais e urbanos adquiriram visibilidade. Dessa forma o relatório teve objetivo de apresentar toto um histórico de movimentos sociais e sua importância no surgimento de uma sociedade mais justa.
ETAPA 1 - PASSO 2 - PRINCIPAIS DISCURSSÕES DO TEXTO DE MARIA DA GRAÇA GOHN.
A autora Maria da Glória Gohn, relata no livro Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis , sobre diferentes tipos de mobilizações e movimentos sociais todos em formados pela população