Empreendedorismo
Resumo
O empreendedorismo nada mais é do que criar riqueza em algo novo, ou seja, empresas novas, produtos novos, tudo que for novo no mercado é um empreendedorismo.
Definições:
Características de um empreendedor: Aquele que pratica o empreendedorismo, ou seja, o empreendedor, tem que ter tais caraterísticas: é saber ter oportunidades, agarra-las e transforma-las em algo lucrativo, ele precisa de autoconfiança, visão do futuro, conhecimento no que faz, conhecer pessoas, determinação, ser um bom líder, criatividade, disciplina, estar sempre aberto para novas ideias.
Importância:
O empreendedorismo é essencial na economia do país, pois ele gera riquezas para o país, promovendo também o crescimento econômico e ajuda bastante na parte do desemprego e renda da população.
Pontos Positivos:
- Realização pessoal: Sentir-se bem e feliz com o que faz e com o ambiente de trabalho. Os empreendedores buscam fazer isso com a organização pessoal e profissional.
- Contribuição à sociedade: O empreendedor não se autoajuda, ajuda a sociedade a ter uma economia melhor (já citado no tópico acima), ajuda com os desempregos, assim gerando mais emprego as pessoas.
- Lucro: O lucro não é o objetivo principal do empreendedor, mas sim o fruto de um trabalho bem feito.
- Independência: A independência nada mais é do que ser o seu próprio chefe. Fazer da empresa o que bem quiser.
Objetivo: Objetivo é aquilo no qual você trabalha, ou seja, quando você faz algo é por que tem um objetivo, como, por exemplo, quando um empreendedor abre uma nova empresa é com o intuito de lucrar com aquilo (pode acontecer de não ser, mas a maior parte do tempo é). Isso é um objetivo, quando temos um projeto com um intuito.
Metas: As metas são aquilo que você tem que fazer para alcançar o seu objetivo, ou seja, você tem um objetivo e planeja como vai alcançar ele e para fazer isso você vai traçando metas, coisas “pequenas” que devemos cumprir até chegar ao objetivo. Tem