Blogueiras
Engana-se quem acha que todo blogueiro é desocupado; que não trabalha, não gosta de estudar e não quer nada com a vida, a não ser, usufruir da internet. Existem pessoas assim na blogosfera. São aquelas que postam uma vez ao mês qualquer informação que julgam ser importante e não ligam muito para o número de seguidores ou acessos. Mas há também os compromissados, aqueles que levam o blog realmente a sério. Escrevem, comentam, divulgam, crescem e até ganham com o que faz, levando o site como um emprego qualquer.
É neste cenário que crescem os blogs literários. Pessoas (em sua maioria mulheres) que leem muito e comentam suas leituras com os outros, compartilham seus gostos. A qualidade da resenha é o principal atrativo desses blogs, que acabaram ganhando status de formadores de opinião. A partir disso, surge a importância das blogueiras.
Como qualquer pessoa pode produzir e fornecer informações na internet, todo cuidado é pouco na hora de escrever. Uma resenha mal feita pode arruinar uma boa obra. Os leitores procuram por qualidade e credibilidade, e é fundamental que a blogueira seja cuidadosa e demonstre comprometimento com o site e suas obras resenhadas.
O papel influenciador que os blogs possuem é muito importante, não somente na questão de divulgação dos livros, mas, principalmente, para estímulo à leitura. Eles atingem um público diversificado, que busca não só boas histórias, mas também novos nomes da literatura.
Os blogs despertam o interesse pela leitura entre os jovens que, muitas vezes, não têm o hábito de ler. Como a linguagem é mais aberta, eles sentem-se mais seguros para discutir temas abordados nos livros e para expressar suas opiniões. Porém, as blogueiras devem ter noção de que seu blog poderá ser lido tanto por uma menina de 13 anos, como por uma professora graduada de renome. Devem ter em mente que tudo o que escrevem no blog vai influenciar, de alguma forma, seus leitores.