Movimentos sociais e politicos
Um dos movimentos que têm sido “febre” em todo o Brasil são as greves. Os tópicos que iremos tratar fala sobre sua origem, significado e importância.
A palavra Greve origina-se do Francês, e seu significado varia de acordo com seu objetivo ao protesto.
Em suma, “greve” significa interrupção voluntária ou coletiva de determinada atividade ou função por parte de trabalhadores ou estudantes como forma de contestação ou de reivindicação.
Ou seja, greve é, sobretudo, um instrumento de pressão dos trabalhadores sobre os empregadores, sejam as empresas ou o Estado, para que suas reivindicações sejam atendidas.
Um dos exemplos de insatisfação e de primeira greve de longo período na história do Brasil foi à greve de 1917.
“Greve Geral de 1917”. Assim que ficou conhecida a paralisação geral da indústria e do comércio do Brasil em Julho de 1917, como resultado da constituição de organizações operárias de inspiração anarco sindicalista aliada à imprensa libertária. O movimento operário mostrou como suas organizações (Sindicatos e Federações) podiam lutar e defender seus direitos de forma descentralizada e livre, mas de forte impacto na sociedade. Esta greve mostrou não só a capacidade de organização dos trabalhadores, mas também que uma greve geral era possível.
E não parou por aí. Houve também a greve dos “Caras Pintadas”, que foi formado por milhares de jovens que saíram as ruas de todo o país com os rostos pintados em protesto devido aos acontecimentos dramáticos que vinham abalando o governo do Presidente Fernando Collor de Mello.
Este fato foi realizado no decorrer do ano de 1992, com o objetivo de “impactar”. Esse movimento foi baseado nas denúncias de corrupção que pesaram contra o presidente, e ainda suas medidas econômicas impopulares.
O nome “caras pintadas” referiu-se a principal forma de expressão e símbolo do movimento. Com as cores verde e amarela no rosto dos manifestantes.
A paralisação atual que teve repercussão