Movimentos sociais no Brasil
Dos Malês aos “Coxinhas”
CEDLAN
FEIRA CULTURAL 2013
ORIENTADOR: Andréa
SÉRIE/TURMA: 1º C, 2º A, 2º B, 3ºB.
Lutas Populares no Brasil
Dos Malês aos “Coxinhas”
Grupo: 54
NOME/Nº
Diego Lopes
Dângelo Saraiva 05
Ilde
Lohane Rabelo 28
Nayara Gomes
Thays
Sumário
- Introdução. 4
1- A Primavera Antes e Depois dos Fatos. 5
2-
3-
4-
5-
6-
7-
- Bibliografia.
- Anexo de Fotos.
Introdução
“O gigante acordou!?”
Durante as manifestações de junho esse foi o principal bordão difundido nas redes sociais e nas rodas de amigos. Vivia-se um clima de euforia, o gigante que antes parecia estar “deitado eternamente em berço esplêndido”, agora havia se levantado.
Contudo a história mostra que esse gigante, que é nosso povo, nunca dormiu. Selecionamos aqui alguns movimentos populares que herdamos, mas que alguns de nós esqueceram, a Luta dos Malês, a luta de independência na Bahia, a revolta da chibata e da vacina, a Revolta do Vintém, que foi o primeiro manifesto pelo transporte público e contra o aumento da tarifa do bonde, falaremos ainda sobre a Guerrilha do Araguaia e as lutas contra a ditadura militar instalada em 1964, sobre o movimento Fora Collor e finalmente sobre as marchas de junho que arrastaram para rua mais de três milhões de pessoas.
É preciso observar, no entanto, que deixamos de lado muitos outros movimentos relevantes, por uma questão de tempo, mas isso nada comprometeu a estrutura e o objetivo do trabalho, que é mostrar o povo brasileiro como ele é: guerreiro; destruindo assim a ideia de que povo é inerte, bonzinho e apático aos problemas, apregoado por certos setores de nossa sociedade.
Colocamos aqui também