movimentos sociais na atualidade
Movimentos Sociais na Atualidade.
Escola Estadual Paulo Freire
Primavera do Leste-2013
Cristina Rodrigues, Francieli Rodrigues Castro, Ivonete Queiroz, Jhonatan Rodrigues e Karina Gabrielle.
Movimentos Sociais na Atualidade.
Trabalho para fins avaliativos, 3ºD, disciplina Sociologia, docente.
Escola Estadual Paulo Freire
Primavera do Leste-2013
Introdução.
Vivenciado pelos movimentos sociais, sobretudo nas ultimas duas décadas. Sabe-se que os movimentos sociais se constituíram em elementos de grande relevância na história das conquistas sociais no Brasil. Nascendo da iniciativa popular, cujo objetivo tem origem e é motivado pelas mazelas ocasionadas pela divergência entre o universo do capital em detrimento do trabalho, e, assim, do trabalhador, os movimentos sociais se constituem em elementos de resistência e posicionamento político da sociedade.
1- Movimentos sociais na atualidade: manifestações e categorias analíticas¹
Movimentos sociais [...] nós os vemos como ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam distintas formas da população se organizar e expressar suas demandas. Na ação concreta, essas formas adotam diferentes estratégias que variam da simples denuncia, passando pela pressão direta (mobilização, marchas, concentrações, passeatas, distúrbios a ordem constituída, atos de desobediência civil, negociações, etc.), até as pressões indiretas. (p.13)
No início do novo milênio, os movimentos sociais estão retornando a cena e a mídia. Neles destacam-se quatro pontos:
As lutas em defesa das culturas locais, contra os efeitos devastadores da globalização. Eles estão ajudando na construção de um novo padrão civilizatório orientado para o ser humano e não para o mercado, como