karl marx
Disciplina: Sociologia aplicada à Administração
Professor: Luiz Padilha
Resumos sobre Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber
Osvaldo Pereira Filho
Karl Marxe a história da exploração do homem
Com o objetivo de entender o capitalismo, Marx produziu obras de filosofia, economia e sociologia, tencionando propor uma ampla transformação política,econômica e social. A principal obra de Marx, O Capital, não é sociológica, mas econômica. Todavia, é preciso elucidar alguns termos de sua fundamentação econômica, por constituírem peças básicas deinterpretação. Na verdade, se produziu uma visão principalmente econômica da sociedade, precisamente porque acreditou que a compreensão dos processos históricos não pode ser feita sem referencia às maneirascomo os homens produzem sua sobrevivência material.
Marx sofreu algumas influencias como: a filosofia de Hegel, o seu contato com o pensamento socialista francês e inglês do século XIX. Destacava opioneirismo desses críticos da sociedade burguesa, reprovava o “utopismo” de suas propostas.
As três teorias tinham como traço comum o desejo de impor de uma só vez a transformação social total,implantando assim, o império da razão e da justiça eterna.
Desenvolveu o conceito de alienação mostrando que a industrialização, a propriedade privada e o assalariamento separavam o trabalhador dosmeios de produção, que se tornaram propriedade privada do capitalista.
De acordo com Marx, politicamente o homem também se tornou alienado, pois o principio da representatividade, base do liberalismo,criou a idéia de Estado como um órgão político imparcial, capaz de representar toda a sociedade e dirigi-la pelo poder delegado pelos indivíduos.
Marx proclamava ainda a inexistência de igualdadenatural e observa que o liberalismo vê os homens como átomos, como se estivessem livres das evidentes desigualdades sociais. Para Marx, as desigualdades sociais observadas no seu tempo