Movimentos Separatistas
A questão Basca - Espanha
Em uma área pequena, localizada ao norte da Espanha e no sudoeste da frança, vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas da etnia Basca, uma das mais antigas da Europa. Com características culturais e étnicas diferentes das dos espanhóis e dos franceses, os espanhóis começaram uma perseguição imposta pelo ditador espanhol Francisco Franco, que proibiu o uso de sua língua. Em 1975, com o fim da ditadura de Franco, a região basca teve mais liberdade sobre suas terras, mas isso não era tudo para o ETA, que continuou por sua luta pela independência.
Questão Religiosa na Irlanda do Norte
No século XVIII, a ilha da Irlanda foi invadida e juntada aos países pertencentes à Grã-Bretanha (Inglaterra, país de Gales e Escócia) formando o Reino Unido, porem a discordância religiosa foi um grande obstáculo para essa união:
Os habitantes da ilha da Irlanda, em sua maioria, são católicos, já na Grã-Bretanha praticam o protestantismo. Essa diferença de religião gerou vários conflitos, pois alem dessa desigualdade, os católicos queriam a formação de uma republica independente da Grã-Bretanha e com um ‘não’ violento por parte deles, os católicos se revoltaram e criaram o IRA (Exercito republicano Irlandês) a fim de pressionar a coroa em busca de autonomia da Irlanda.
Abcásia - Geórgia
A Abcásia se considera um Estado independente desde a derrota das forças georgianas na guerra de 1992/1993. Sua soberania foi reconhecida pela Rússia em 2008, mas para a maioria dos membros da ONU continua parte da Geórgia.
Bavária - Alemanha
É pouco provável que se separe da Alemanha, mas muitos dos moradores desse estado defendem a ideia. Eles acreditam que a região seria mais rica se fosse independente.
Catalunha - Espanha
As eleições regionais