Exercício
1. "Ali, por entre a folhagem, distinguiam-se as ondulações felinas de um dorso negro, brilhante, marchetado de pardo; às vezes viam-se brilhar na sombra dois raios vítreos e pálidos, que semelhavam os reflexos de alguma cristalização de rocha, ferida pela luz do sol. Era uma onça enorme; de garras apoiadas sobre um grosso ramo de árvore, e pós suspensos no galho superior, encolhia o corpo, preparando o salto gigantesco."
No trecho anterior, extraído do romance O guarani, de José de Alencar, destaca-se um o estilo descritivo da literatura nacionalista do século XIX. José de Alencar desenvolveu uma literatura nacionalista, valendo-se de um vocabulário e sintaxe típicos do Brasil.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/biografias/jose-de-alencar.jhtm
No trecho reproduzido, no que se refere à variedade linguística, é correto afirmar que:
a) Embora o texto retrate elementos presentes num cenário típico do interior do Brasil, a principal norma que o constitui é a variedade culta, pois tanto a terminologia como a construção vale-se do cumprimento das regras previstas na gramática normativa.
b) Embora o texto retrate uma paisagem, a principal ação, ou seja, a caçada, é mostrada em linguagem conotativa, com o consequente predomínio da norma de grupos profissionais, sem, no entanto, deixar de lado a norma padrão.
c) Visto que o texto descreve uma paisagem do interior do Brasil, a principal norma que o constitui é a variedade situacional, considerando que os termos utilizados são conhecidos e compartilhados apenas por grupos que conhecem a realidade e a terminologia empregada.
d) O texto resgata elementos naturais constitutivos de um cenário do interior do Brasil, sendo que a principal norma que o constitui é a variedade coloquial, pois, ao falar da onça, o narrador passa a descrever o comportamento do animal de modo poético, afastando-se desse modo da rigidez das regras previstas na gramática normativa.
e) O texto retrata uma