Movimentos oculares 1
OCULARES
Os olhos se movem de um lado para outro quase sem esforço pela ação dos músculos oculo-motores.
Os movimentos oculares são biologicamente adaptados à orientação e à busca de alvos situados em direções diferentes e a distâncias diferentes.
Os olhos são capazes de mirar um alvo, bem como de se moverem continuamente, de modo que as imagens dos estímulos móveis continuem a incidir diretamente na pequena região central de visão mais clara e aguda - a fóvea.
Já foram identificados muitos tipos diferentes de movimentos oculares.
SACADA
É a forma mais comum dos movimento oculares.
O termo sacada (do verbo francês saccader, que, significa "mover subitamente" ou “mover rapidamente, sacudir"), um salto rápido e abruto feito pelos olhos quando passam de um ponto de fixação para outro.
As sacadas são movimentos do tipo balística, no que e refere ao fato de serem guiadas e terem destino predeterminado. Ou seja, a direção e a distância de seus movimentos são planejadas pelo sistema nervoso antes de serem executadas.
Como a visão se reduz durante os movimentos oculares esses movimentos são extremamente rápidos.
Normalmente ocorrem de um a três movimentos sacádicos por segundo, mas tão rápidos que ocupam apenas cerca de
10% do tempo total da visão.
Os movimentos sacádicos são geralmente voluntários, pois podem ser feitos com olhos fechados ou em completa escuridão, podendo ser direcionados ou suprimidos.
Também apresentam uma natureza de reflexo. Um estímulo que apareça subitamente ou que se mexa visto com o canto dos olhos, pode resultar em um movimento sacádico involuntário que dirige o olhar diretamente para o estímulo. Isso tem um significado adaptativo "pois no mundo primitivo um movimento ligeiro visto de relance com o canto dos olhos ... poderia ser o primeiro aviso de um ataque"
Os movimentos sacádicos oculares são usados principalmente para sondar e explorar o campo visual e colocar na fóvea as