Movimentos mineralistas
- Movimentos Milenaristas são aqueles que prevêem a salvação imediata e coletiva de seus fiéis em virtude de alguma mudança cataclísmica que ocorra no presente, ou por meio de uma idade de ouro que supostamente teria existido no passado.
Os seguidores de Joaquim
- Movimento criado na Europa Medieval e conhecido como Joaquinismo, combatia o contexto de enriquecimento da Igreja, que incorporava luxos proporcionais ao seu crescimento de poder.
- Seguindo os escritos de Joaquim de Flora, frades franciscanos passaram a crer que inaugurariam a Terceira Era Cristã, em que as pessoas se uniriam na fé e no voto voluntário de pobreza, enquanto o clero seria dizimado.
- Durante anos de fracassos da profecia, franciscanos acreditavam que um líder surgiria para guiá-los e destituir o Papa, chamado por eles de “Besta Satânica”, o que nunca aconteceu. Fra Dolcino, frade franciscano, chegou a liderar uma força armada para destituir o Papa, mas foi rapidamente derrotado e queimado por heresia.
O Ghost Dance
- No século XIX, índios da América do Norte profetizaram uma série de catástrofes naturais que dizimariam os invasores brancos e acabariam com as diferenças étnicas. O movimento se espalhou rápido por várias tribos da região, mas acabou sendo erradicado após um massacre de índios por brancos em Wounded Knee.
A natureza dos movimentos milenaristas
- Os movimentos milenaristas possuem a característica comum de elegerem um líder que exploram emocionalmente seus seguidores com propostas de ação para revitalização de alguma doutrina pré-existente. A maioria desses líderes já foi membro de alguma religião antes.
- Os movimentos milenaristas nascem, normalmente, em locais que sofreram mudança cultural abrupta (ex: invasões coloniais) ou reduziram-se rapidamente à pobreza (ex: contexto medieval). Com promessas de inversão da situação concretizada, seguidores são prontamente atraídos pelos líderes como último recurso.
O apocaliptismo
- A crença no